Image Map

21 de abr. de 2012

Resenha: A Última Música

Título Original: The Last Song
Autor: Nicholas Sparks
Número de Páginas: 400
Compre o livro: Saraiva
A Última Música. O livro no Brasil é publicado pela Editora Novo Conceito.
Os prólogos de Sparks são confusos, mas que prólogo não é confuso… No início a nossa primeira impressão de A Última Música é de ser mais um drama adolescente. Mas olha que interessante! Não é. Nem um pouco, nem de longe, pelo menos pra mim. Como sempre, todos os livros de Nicholas Sparks contém algum obstáculo que impede o casal de ficar junto, mas são obstáculos muito fortes: doenças, perdas, mudanças, etc
Com certeza os objetivos de Nicholas são proporcionar uma incrível catarse e não nos assustar com a gravidade de uma doença (e o tanto de informações que ele dá sobre a mesma), como os personagens podem amar profundamente ou ser grossos e (muito) mal-educados. Em A Última Música temos até um pouco de mistério, além de tudo isso acima.
Em A Última Música temos quatro narradores (ou pontos de vista?), Ronnie, a personagem principal, que tem 17 anos, veste roupas pretas, não gosta do pai e o trata mal e ignora – que chega até a nos dar dó ao ler suas atitudes – porque ele abandonou a família, e tem o incrível dom de tocar piano; Steve, pai de Ronnie e Jonah, um pai que ama seus filhos e pediu para Kim (sua ex-esposa) que deixasse que seus dois filhos passassem o verão com ele em sua cidade, também possui o dom de tocar piano e já deu aulas à Ronnie; Will, o típico garoto popular de uma cidade pequena, que namora todas as garotas, convencido, é rico e vai para uma faculdade conhecida e tradicional; Marcus, o personagem mau da história: trata mal seus amigos e a sua namorada, Blaze, que na verdade é mais um fardo que ele carrega, faz shows com bolas de fogo para ganhar algum dinheiro e gastar com bebidas e drogas, junto com seus amigos Teddy e Lance, e Blaze. Às vezes os narradores nos confundem um pouco pelo livro ser escrito na forma de narrador-observador, ou seja, o narrador conta o que aconteceu e o que acontece com o personagem que tem seu nome no título do capítulo.
A Última Música nos propõe algumas lições como valorização da vida, família e amigos, perdão e destaca o amor em vários aspectos como o de Ronnie com Will (namorados), com Steve (paternal) ou com Jonah (fraternal).
Com certeza, é uma ótima leitura que é feita muito rapidamente e que vale, MUITO a pena ser lida!

8 comentários:

Unknown disse...

Eu amo muito esse livro, ele é ótimo. Valeu pela visita já estou seguindo também =) http://republicacrash.blogspot.com.br/

M.campanello disse...

Parceria?!
http://jovenclube.blogspot.com.br/

Carol Nana disse...

Eu li Dear John do msm autor, e dentro do livro veio a sinopse desse livro, eu gotei muito, mas ainda ñ li... vendo você falar dele aqui só aumentou minha vontade de ler:)
Beijos

http://dropsparadise.blogspot.com.br/

Fabio Correa Imoveis disse...

Já ouvi falar bastante desse livro,é só elogios! Gostei bastante (:

Seguindo de volta e aqui tbm é mtt lgl.Bjs!

http://www.meianoitebr.com/

Amanda Mazzei disse...

Eu já li o livro 2 vezes tenho ele aqui na minha estante, e se tem um livro que nunca vou me arrepender de ler é ele!
É supeeer fantástico!
O Sparks é um gênio mesmo!
E eu adorei a resenha, pelo oque eu vi, teu blo é novinho mas vc escreve como um blogueiro super experiente.
Ah, e obrigada pela visita no meu rsrs
Beijos!
blogdamazzei.blogspot.com.br

Dayane Nascimento disse...

já ouvi falar muito desse livro e sempre que é bom deve ser mesmo rsrs pena que eu não tenho paciência para ler livros rsrsrs
bjs
http://conversando-com-a-lua.blogspot.com.br/

Romário Marques disse...

Nunca li o livro, mas pretendo ler. Vi o filme e amei. Mas pretendo ler o livro pois todo mundo fala que é muito melhor!

http://romariomarquess.blogspot.com.br/

Gabrel Gah disse...

Nunca li o livro.

- Visite meu Blog: http://gah-principe-hype.blogspot.com/